INÍCIO | NOTÍCIAS | Coordenadora do CMSP Bruna Waitman assume o comando da EFAPE após saída de Marcelo Jerônimo

Em cerimônia, secretário Rossieli Soares, secretária-executiva Renilda Peres, chefe de gabinete Henrique Pimentel e equipes das duas áreas se despedem de Marcelo Jerônimo, que coordenava a Escola de Formação

Na última quinta-feira (4), o secretário da Educação Rossieli Soares e a secretária-executiva Renilda Peres anunciaram a nomeação da coordenadora do Centro de Mídias SP (CMSP) Bruna Waitman para o comando da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE). Agora, à frente das duas coordenadorias, Bruna Waitman deixa a coordenação do Programa de Ensino Integral (PEI), que fica sob a coordenação de Kate Abreu.

Durante a cerimônia, Renilda Peres lembrou da época em que trabalhou no MEC com Marcelo Jerônimo, que deixa a coordenadoria da EFAPE: “Sempre admirei sua capacidade de execução, mas também de como ele se sensibiliza com o outro, da sua empatia. Por questões pessoais, ele pediu para se desligar da SEDUC-SP para voltar para Goiás, mas continua conosco como consultor e vai continuar nos apoiando tanto na EFAPE como em outras frentes”.

“Estou muito tranquila em assumir essa posição, a partir do trabalho que o Marcelo fez, e encontrar esse time tão qualificado. Agora em 2022 vamos ter 2.030 escolas de ensino integral, mas para atender mais de 1 milhão de alunos nesta modalidade, precisamos ter a melhor formação dos profissionais para fazer a implementação. O Centro de Mídias é um meio que potencializa as ações da EFAPE e vai ser muito potente essa movimentação numa direção conjunta”, declara Bruna Waitman.

A escolha dessa coordenação, segundo o secretário Rossieli Soares, foi tomada pela necessidade do CMSP estar junto da EFAPE: “A Bruna também coordenava o Programa Ensino Integral, e agora vem uma fase muito importante de protagonismo da EFAPE nesse processo. Desde o período da pandemia, com a ferramenta do CMSP, fizemos uma reinvenção da Rede, e acreditamos que o potencial vai ser ainda maior”.

Marcelo Jerônimo, que esteve à frente da EFAPE por 8 meses, despede-se de seus colegas com uma breve retrospectiva: “Saí de Goiás e vim para a maior escola de formação continuada da América Latina, são 250 mil profissionais da rede estadual e temos ainda os profissionais das redes municipais que são impactados com nossas ações. Nosso trabalho é exponencial, a formação de cada profissional impacta na vida de muitos estudantes. Encontrei muitos parceiros na Secretaria, só tenho a agradecer essa experiência, e tenho certeza de que essa equipe vai continuar realizando um trabalho muito importante no desenvolvimento dos profissionais da Educação e dos estudantes de São Paulo”.

Sobre a coordenadora da EFAPE e CMSP

Bruna Waitman é formada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, atua desde 2013 implementando políticas públicas na área da Educação em estados das cinco regiões do Brasil. No município de São Paulo, contribuiu para a criação de política de inclusão de estudantes do Ensino Médio no mercado de trabalho e de suporte para se aproximarem de seus projetos de vida. Na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, também coordenou a implementação do Inova Educação, Programa Além da Escola e Bolsa do Povo Educação Ação Alunos.