INÍCIO | NOTÍCIAS | Educação SP lança trilha formativa do Currículo em Ação para professores das redes estadual e municipal

Inscrições já estão abertas e seguem até dia 9 de agosto; primeiro ciclo da formação começa no dia 16

Nesta terça-feira (13), o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soraes, anunciou o início da trilha formativa do Currículo em Ação para a implementação do Currículo Paulista. A transmissão aconteceu pelo Centro de Mídias SP (CMSP) para servidores da rede estadual e  Secretários Municipais da Educação.

“O currículo foi construído com professores da nossa rede, professores das redes municipais e agora chegamos em um momento que é muito importante que é a formação continuada”, explicou Rossieli Soares.

Também participaram do lançamento Márcia Bernardes, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP), que intermediou a conversa com os Secretários Municipais, e o coordenador da EFAPE, Marcelo Jeronimo, que apresentou mais detalhes da formação.

“Nós já sabemos da importância que se tem a formação continuada e, principalmente, quando se tem um currículo tão rico como é o Currículo Paulista, onde nós temos adesão de quase 100% dos municípios paulistas. Este é um documento tão importante, mas para que de fato ele esteja na sala de aula ele precisa de uma formação continuada com qualidade”, declarou Márcia Bernardes.

“Os times das secretarias municipais vêm há muito tempo nos apoiando desde a construção do Currículo Paulista, essa participação e integração possibilitou esse trabalho superimportante que nós realizamos de forma conjunta e, também, esta forma de formação que hoje eu apresento é resultado deste trabalho”, explicou Marcelo Jeronimo.

A trilha formativa terá três ciclos: Nivelamento; Formação Básica; Aprofundamento. O ciclo de Nivelamento já está com inscrições abertas a partir de hoje (13/07) até 09/08, pelo site da EFAPE.

Nesta fase, gestores e formadores cumprem carga horária de 35 horas do dia 16 de agosto a 20 de setembro. Já o público geral das escolas pode realizar 50, 65 ou 80 horas entre os dias 16 de agosto e 18 de outubro.

As ações de formação síncronas para gestores e professores de todas as etapas serão veiculadas pelo CMSP e contarão com uma complementação via AVA-EFAPE.