NOTÍCIAS

INÍCIO | NOTÍCIAS | Feira online é oportunidade para vestibulando conhecer os cursos da USP

Feira online é oportunidade para vestibulando conhecer os cursos da USP

Feira online é oportunidade para vestibulando conhecer os cursos da USP

De 3 a 4 de setembro, universidade organiza lives, bate-papos e vídeos para apresentar opções de graduação, carreiras e ingresso

Todos os anos, a Universidade de São Paulo (USP) oferece mais de 140 opções de cursos de graduação gratuitos para quem busca uma profissão de nível superior. Para apresentar as carreiras disponíveis, a instituição organiza uma feira online nos dias 3 e 4 de setembro, que também vai mostrar como funcionam os processos de seleção via vestibular (Fuvest) e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programas de auxílio aos estudantes com dificuldades financeiras, além de museus e centros culturais mantidos pela USP nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Lorena e Santos.

O público terá contato direto com professores, pesquisadores e universitários de diferentes cursos e unidades de pesquisa, museus e institutos da USP para tirar suas dúvidas. Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades. A participação é totalmente gratuita e não necessita inscrições. Basta acessar o site do evento nos dias 3 e 4 de setembro.

“Não se trata apenas de um mero site com textos e vídeos”, explica ao Jornal da USP a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. “Todo o conteúdo está sendo montado de forma específica para o evento, com uma grande quantidade de horas de transmissões ao vivo, interações, vídeos e atividades produzidos exclusivamente para esta edição”, completa.

Atividades pela internet

A Feira USP e as Profissões ocorre há 19 anos com participação de jovens em busca de melhorar o futuro profissional. São duas edições anuais: uma na capital e outra em um dos campi da universidade no interior. No ano passado, foram mais de 100 mil participantes.

Essa será a primeira vez que a feira ocorrerá pela internet, devido à pandemia de COVID-19. “Se já existe uma grande procura pelas nossas feiras na versão presencial, imaginamos que a edição digital vai possibilitar que um público bem maior possa acessar nosso evento, uma vez que se eliminam os custos e as dificuldades logísticas de deslocamento. Isso nos permite dialogar com estudantes de todo o Brasil, e até mesmo de fora, o que é de suma importância para uma universidade pública, gratuita e de excelência como é a USP”, afirma Maria Aparecida.

Além de informações sobre a universidade, o público poderá conferir atrações culturais. Entre elas está um passeio virtual no Parque de Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo, incluindo planetário e trilha ecológica. Haverá preparação vocal com o Coralusp e um programa de exposições do Museu do Ipiranga. E ainda bate-papos sobre música com a Orquestra da USP (Osusp).

Duas das atrações mais procuradas nas edições anteriores, o Show da Física e a orientação vocacional do Instituto de Psicologia (IP) da USP, também ocorrerão no formato digital. O show traz experimentos lúdicos sobre a física de forma descomplicada para os estudantes. Já a orientação vocacional terá estande virtual próprio para auxiliar os jovens na procura de sua profissão. A programação completa estará disponível no site a partir do dia 3 de setembro.

MAIS NOTÍCIAS