NOTÍCIAS

INÍCIO | NOTÍCIAS | Representatividade das mulheres na política é tema de programa no Centro de Mídias SP

Representatividade das mulheres na política é tema de programa no Centro de Mídias SP

Representatividade das mulheres na política é tema de programa no Centro de Mídias SP

Embora maioria dos eleitores seja de mulheres, (52,5%), o número de candidatas às eleições ainda é muito inferior ao dos homens. Especialista é convidada para debater o assunto

Você sabia que nesta semana, no dia 03/11, a instituição do voto feminino no Brasil completou 91 anos?

Na sexta-feira, dia 05/11, das 15h45 às 17h15, a advogada Alice Bianchini trará este tema para o centro do debate, no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Apesar da grande conquista de 1930, quando as mulheres foram incluídas no processo democrático, as que eram casadas só poderiam votar com autorização dos maridos. E as solteiras e viúvas só tinham a permissão de eleger um representante se tivessem renda própria! E essas restrições só foram extintas em 1934.

Hoje, apesar de o eleitorado atual do país ser formado por uma maioria feminina, o número de mulheres candidatas às eleições ainda é muito inferior ao de homens. Por que será que a representatividade nesse aspecto continua tão desigual? Esta é a reflexão que a dra. Alice propõe que todas e todos façam nessa formação imperdível.

Mais sobre a participante

Dra. Alice Bianchini é doutora em Direito Penal pela PUC-SP, mestre em Direito pela UFSC, especialista em Teoria e Análise Econômica pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul-SC e em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra/IBCCRIM. É conselheira federal da OAB (2019-2021) e vice-presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, além de vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas e coordenadora da Pós-Graduação Direito das Mulheres: teoria, prática e ação transformadora. É autora de vários livros e artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa de Direito “Discriminação de Gênero e Igualdade”, certificado no CNPq e vinculado à PUC-SP.

Informações importantes
Data: 05/11
Horário: das 15h45 às 17h15
Canal do CMSP: Desenvolvimento Profissional 1

MAIS NOTÍCIAS