NOTÍCIAS

INÍCIO | NOTÍCIAS | Violência de gênero na população idosa é tema de palestra no Centro de Mídias SP

Violência de gênero na população idosa é tema de palestra no Centro de Mídias SP

Violência de gênero na população idosa é tema de palestra no Centro de Mídias SP

Grande parte das agressões acontecem dentro de casa contra estas pessoas que se tornam mais dependentes fisicamente, socialmente ou economicamente

Nesta sexta (3), a Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo promove a palestra _Violência de gênero e envelhecimento_, das 15h45 às 17h15, no canal Desenvolvimento Profissional 1 pelo aplicativo do CMSP.

A socióloga Daniele Ribeiro da Silva e a assistente social Maria de Fátima Ferreira são as convidadas especiais para abordar a questão da violência de gênero na população idosa.

“O envelhecimento da população tem ocorrido de forma acelerada no Brasil e as mulheres são mais suscetíveis a diferentes tipos de agressão, seja no ambiente familiar, dentro da sua comunidade ou de modo aleatório caminhando nas ruas”, ressalta Tânia de Sá Gomes, formadora da Efape e mediadora desta conversa.

Muitas mulheres a partir da terceira idade se tornam dependentes, seja no aspecto social, físico, econômico ou mental. “Estudos indicam que 60% das agressões ocorrem em casa e 5% a 10% da população idosa sofre algum tipo de violência que não gera lesões, mas criam cicatrizes emocionais muito profundas”, acrescenta Tânia.

Sobre as palestrantes

Daniele Ribeiro da Silva é socióloga formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), especialista em História pela PUC-SP e mestra em Ciências pela EACH- USP. É servidora de carreira da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, atualmente Coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso e conselheira do Conselho Estadual do Idoso.

Maria de Fátima de Jesus Agostinho Ferreira é assistente social, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Atuou como docente 20 anos na Unicid e 21 anos na FMU nos cursos de Serviço Social e Pós-Graduação e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento (Nepe). Atua como assistente social na Vara Central de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no TJ-SP e coordena o Grupo de Estudos de Violência Doméstica e Familiar atualmente e realiza supervisão técnica e capacitação a equipes de ILPI e Centro Dia do Idoso.

Serviço:
*Violência de gênero e envelhecimento*
Dia 3 de setembro (sexta), das 15h45 às 17h15
Transmissão: app do CMSP no canal Desenvolvimento Profissional 1

MAIS NOTÍCIAS